São três tipos de clareamento dental que possuem a mesma finalidade, mas com abordagens diferentes.
Clareamento dental profissional
O clareamento dental profissional é aquele feito em consultório. Nesta técnica, o dentista aplica um gel clareador sobre os dentes, com o auxílio de led violeta que tem efeito potencializador do clareador, causando uma reação química que quebra as moléculas que escurecem os dentes e recuperando, gradualmente, a coloração natural. Ao final, aplica-se laser infravermelho de baixa potência para dessensibilizar o dente, evitando incômodo após a sessão.
Em algumas situações, caso o paciente apresente problemas bucais, o mesmo é tratado antes de realizar o procedimento.
Clareamento caseiro
Nessa técnica de clareamento, o paciente pode fazer o tratamento em sua própria residência. O dentista envia moldeiras e seringas de gel clareador para serem usadas durante algumas horas ao longo do dia. Contudo, apesar da facilidade, a pessoa deve seguir as orientações quanto a utilização do material.
Vale destacar que essa técnica é mais demorada, uma vez que o tratamento não é aplicado diretamente pelo profissional, o gel é menos concentrado e não conta com o uso do led violeta para auxiliar no processo.
Clareamento misto
O clareamento dental misto combina as técnicas caseira e profissional, onde a pessoa faz todo o tratamento em casa, mas também com visitas ao consultório. Por conta do constante acompanhamento, os resultados tendem a serem mais rápidos para recuperar a cor natural do sorriso.
Vou sentir dor após o clareamento dental?
Não, o clareamento dental, seja ele profissional, caseiro ou misto, não causa nenhum desconforto para a pessoa. Apenas uma leve sensibilidade pode ser sentida nos primeiros dias, mas que desaparece em pouco tempo, com a interrupção do tratamento. Alguns pacientes podem ser mais sensíveis após o clareamento em consultório. Para esses casos administramos analgésicos específicos para diminuir o desconforto durante a sessão e logo após a ela.