Endodontia

O que é a endodontia?

A endodontia é uma especialidade que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas que acometem a parte interna dos dentes, principalmente as cáries que, em quadros mais avançados, podem atingir a polpa e o canal dentário.

endodontiaEm quadros avançados, onde há a presença destas bactérias devido a cárie profunda, o especialista em endodontia precisa agir de forma rápida para evitar os sintomas e, consequentemente, o comprometimento do dente.

Com a ajuda de um profissional especializado em endodontia, é possível promover um atendimento de qualidade e um tratamento assertivo para problemas que atingem os dentes e o canal dentário.

Qual a função da polpa dentária?

A polpa dentária fica alojada dentro do canal do dente. É um tecido vivo no dente, com vasos sanguíneos e nervos, visto que as demais partes são mineralizadas, como um cristal. Ela é responsável pela sensibilidade do dente, ou seja, avisa através da dor quando algo está agredindo a estrutura dental. Também é responsável pela proteção do dente e tecidos ao redor dele, contra infecções que podem atingir a corrente sanguínea por meio de uma cárie, fratura ou desgaste.

Ao longo dos anos, a polpa vai produzindo mais tecido mineralizado para que o dente se adapte a cargas e desgastes, protegendo-o de fraturas.

Fatores que prejudicam a polpa dentária

Existe uma série de hábitos nocivos à saúde bucal do paciente que prejudicam a polpa dentária e, consequentemente, o canal, sendo necessário o acompanhamento de um especialista em endodontia para o tratamento.

mulher fumando cigarroDentre os principais fatores prejudiciais à saúde bucal, estão:

  • Bruxismo e apertamento dental;
  • Retrações nos colos do dente;
  • Fraturas dentais ou em restaurações;
  • Alimentação desequilibrada, principalmente rica em açúcares;
  • Falta de higiene bucal, favorecendo a presença de bactérias;
  • Falta de idas ao consultório odontológico para uma avaliação da saúde bucal;
  • Pouca salivação ou problemas na composição da saliva;
  • Tabagismo.

O conjunto dessas ações aumenta a predisposição para condições endodônticas, sendo necessário, em casos mais avançados, a extração do dente comprometido do canal e raízes.

Quando o tratamento de canal é indicado?

De modo geral, o tratamento é indicado em situações em que a polpa se apresenta inflamada ou necrosada, com ou sem dor em decorrência de cárie profunda, infiltração de cárie em restaurações ou próteses, fratura da coroa, retração gengival.

endodontiaHá também quadros em que a polpa perde a vitalidade (polpa necrosada) e compromete a estrutura que envolve a raiz, provocando infecção do osso e dos tecidos ao seu redor, de modo assintomático (granulomas e cistos) ou com dor (abscesso).

O impacto das cáries sobre os dentes

As cáries são descalcificações (amolecimento da estrutura dental, que é extremamente dura), que atingem a parte externa dos dentes e vão avançando até atingirem o canal, onde fica a polpa dentária, parte viva do dente. Este tipo de problema ocorre em função de uma série de hábitos, mas está atrelado à falta de higiene bucal, alimentação com excesso de açúcar e falta de visitas ao dentista para um acompanhamento odontológico.

Embora o paciente não note, a médio e longo prazo, a cárie pode prejudicar irreversivelmente o dente, exigindo um tratamento mais complexo, correndo o risco até de perda deste dente.

Experiência e delicadeza

Tratamento de canal sem dor!

Dentistas capacitados e experientes na realização de tratamento de canal e cáries que atingem seus dentes.

Como funciona o tratamento de canal?

O tratamento de canal é feito quando a polpa do dente é comprometida e não consegue mais se recuperar. Este tipo de situação pode causar necrose por conta da presença de bactérias, atingindo o osso ao redor do ápice da raiz, podendo atingir todo o corpo caso essas bacterias atinjam a corrente sanguinea.

endodontiaSe o paciente encarar o problema como um simples incômodo, pode acontecer uma agudização do quadro, provocando a formação de pus na região do dente e osso ao redor do mesmo. O tratamento de canal tem o objetivo de restaurar e eliminar o abcesso causado pela  infecção.

Com o objetivo de determinar qual abordagem é a mais adequada, o especialista em endodontia pode solicitar exames de imagem para avaliar a condição do dente e se há o comprometimento da região interna.

Quantas consultas são necessárias?

O número de consultas é determinado pelo especialista em endodontia e em alguns casos, é possível sanar o problema em apenas uma sessão. No entanto, na maioria das vezes são necessárias três visitas ao consultório para a recuperação plena.

Vale destacar que as visitas periódicas são de suma importância para o dentista poder monitorar a progressão do quadro e prevenir outros problemas, como a gengivite.

endodontiaApesar de muitas pessoas associarem o tratamento de canal com a dor, ao longo do tratamento este incômodo não é notado. Durante a recuperação, o paciente pode sentir incômodos aliviados com a prescrição de medicamentos para este fim.

Dependendo do quadro, o alívio pode ser instantâneo, uma vez que a vedação do canal antes infeccionado faz com que as bactérias não se espalhem para outros dentes.

Por que o tratamento de canal pode ser feito mais de uma vez?

Em alguns casos, especialmente quando o procedimento é mal executado, é preciso realizá-lo novamente, pois o paciente volta a sentir sensibilidade local, dores, ou mesmo através de radiografias, observa-se a não recuperação do osso ao redor da raiz tratada.

A intervenção do endodontista é necessária para evitar a perda do dente, onde a próxima conduta seja substituição desta raiz por implantes dentários, uma abordagem mais longa e custosa à pessoa.

Como funciona o pós-operatório?

mulher escovando os dentesÉ fundamental que o paciente acate as orientações feitas pelo especialista em endodontia para evitar complicações na região operada. Por isso, é indicado que a pessoa evite comer alimentos duros durante a primeira semana, visto que o dente pode ficar sensível na mastigação.

O paciente também deve evitar grandes esforços. Além disso, escovar os dentes diariamente, após as refeições, é fundamental para uma recuperação segura e evitar que outros dentes sejam atingidos por bactérias.

É possível evitar problemas no canal?

No que se refere a prevenção, sim, ele pode ser evitado com visitar periódicas ao dentista. Muitas vezes a causa não é cárie ou mesmo sobrecargas crônicas sobre o dente. São acidentes que causam fratura dental. E nesses casos as causas são mais específicas e muitas vezes não controlada pelo paciente ou pelo dentista.

Visitar o dentista regularmente também é muito importante para um check-up preventivo, que auxilia no diagnóstico precoce de cáries, evitando o comprometimento das funções dentárias e manténdo o indivíduo longe de problemas.

Pré-agende sua consulta conosco

A Ana de Colla Soluções Estéticas fica no SHCSW Centro Clinico Sudoeste, sala 204, St. Sudoeste, Brasília–DF. A região é próxima a diversos comércios e ao lado do Hospital das Forças Armadas — HFA, além de estar perto de restaurantes e academias de renome da cidade.

Por estarmos em uma área privilegiada do Distrito Federal, é possível chegar até nós por meio de transporte público, de aplicativo ou particular, com estacionamento próximo ao consultório.

Na clínica, oferecemos um ambiente acolhedor e moderno, para que nossos pacientes se sintam à vontade, algo que facilita na realização dos nossos tratamentos odontológicos, além de permitir criarmos uma relação mais próxima com quem vem até nós.

Logo Ana De Colla Soluções Estéticas

Telefone

(61) 99366-0740

WhatsApp

(61) 99366-0740

Endereço

SHCSW CSW lotes 3/4/5
Centro Clinico Sudoeste,
sala 204. Sudoeste, Brasilia - DF
CEP 70.673-416